• CONTATO
  • esbonfim@uol.com.br

INSTITUCIONAL

A ESCOLA SENHOR DO BONFIM tem suas ações alicerçadas na certeza que o princípio da liberdade de expressão é um elemento fundamental, representando a garantia do direito de cada cidadão. Porém, orienta a ética como o princípio básico ao exercício dos profissionais que trabalham com as questões sócio-pedagógicas, assegurando confiança e integridade de compromisso, de modo a não ferir sua identidade e credibilidade como agente provedor de melhoria da educação no município de Bayeux/PB. Neste sentido, o respeito ao ser humano deve ser visto propagado em todas as suas práticas, de forma a estabelecer uma equidade entre os indivíduos, independente de cor, credo, posição social, nacionalidade e cultura. Temos o compromisso de atender crianças, adolescentes e jovens visando promover a melhoria da qualidade de vida através da educação fazendo com que a sociedade conheça este trabalho a partir da qualidade educacional alcançada através da eficiência nas ações desenvolvidas de forma responsável e comprometida.

A gestão da ESCOLA SENHOR DO BONFIM considera a flexibilidade aplicada de forma responsável e comprometida, aliada à seriedade, como valores que promovem melhores condições de trabalho e desenvolvem a credibilidade da escola dentro da sociedade bayeuxense.

Na construção de seu Projeto Político/Pedagógico, em consonância com os princípios que regem as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a ESCOLA SENHOR DO BONFIM articula a subjetividade (vontade de mudança) com a objetividade (condições existentes) para que, dialeticamente, sejam produzidas as transformações necessárias. Neste contexto, parte sempre da crítica à proposta, da proposta à ação e da ação a uma nova crítica.

Admitindo que um Projeto Político/Pedagógico tem consciência e clareza de que está pautado em determinada concepção de Educação e Ensino e a partir do conhecimento da realidade humana é que a ESCOLA SENHOR DO BONFIM entende o problema dos valores, determinando seus objetivos e definindo prioridades. Todos os valores que norteiam o trabalho pedagógico da escola nutrem-se do princípio social da prática docente e não docente: o interesse em que o educando aprenda e se desenvolva por intermédio da assimilação ativa dos conhecimentos sócio-culturais e do processo de elaboração conceitual.

Tal princípio é operacionalizado na prática pela utilização dos resultados da ciência pedagógica, que tenta compreender como se desenvolvem e se formam os processos mentais superiores, assim como encaminham proposição de recursos metodológicos.

Os educadores da ESCOLA SENHOR DO BONFIM, apoiados em valores autênticos e oferecendo aos alunos as condições efetivas de uma aprendizagem metodicamente selecionada, cujo resultado é uma prática crítica e construtiva, deverá estabelecer a mediação entre conhecimento e aluno de tal modo que propicie a assimilação da cultura, objetivando o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas de cada educando: capacidade de pensar coerentemente, de observar seletivamente, de analisar situações complexas, de produzir sínteses de diversos e variados elementos, de intuir, de criar.